top of page

DAN
REFERENCIADOS

Rede de Câmaras Hiperbáricas

 

Qualquer mergulhador que tenha estudado o tratamento das lesões de mergulho conhece o papel que as câmaras hiperbáricas desempenham. Como uma organização que auxilia os mergulhadores acidentados, a DAN frequentemente orienta sobre os cuidados, o transporte e o tratamento hiperbárico desses mergulhadores, mas não fornece informações de localização da câmara. Este é um esforço para levar os mergulhadores com uma suspeita de Mal Descompressivo (MD) aos cuidados hospitalares em primeiro lugar.

Os mergulhadores muitas vezes direcionam as instalações de saúde legítimas em um esforço para chegar a uma câmara hiperbárica. Mesmo quando os mergulhadores chegam à superfície com sintomas claros de uma embolia arterial gasosa a primeira medida sempre é usar o Serviço Médico de Emergência local (SME) ou hospital. Sua melhor opção é usar os serviços de emergência existentes para encaminhar o mergulhador acidentado.

 

As razões:

• Hospitais e Pronto Socorros têm um suprimento ilimitado de oxigênio, fluídos e medicamentos intravenosos.

• Um médico precisa avaliar e descartar outras condições médicas tal como pneumotórax, infarto do miocárdio ou lesões neurológicas e músculo-esqueléticas que tem sintomas semelhantes aos do Mal Descompressivo.

• Um paciente de mergulho precisa ser estabilizado antes e durante o transporte e deve ser transferido sob supervisão médica.

• Transportar um mergulhador sem uma avaliação adequada pode afetar negativamente tanto a saúde quanto o resultado do tratamento do mergulhador.

• O `status` operacional de uma câmara pode se alterar, sem aviso prévio.

• As câmaras podem estar indisponíveis devido a uma manutenção agendada, férias de pessoal ou estar com limitação de funcionários por devido a uma alta carga horária de tratamento do pacientes.

• A câmara para a qual você está dirigindo pode não estar disponível pelas razões listadas anteriormente.

• Uma avaliação clinica prévia é geralmente necessária para iniciar o procedimento de convocação da equipe responsável pelo tratamento hiperbárico.

• A maioria das instalações hiperbáricas trabalha no horário comercial normal durante os dias úteis e não possui equipe a disposição à noite, nos fins de semana ou nos feriados. Na verdade, algumas instalações da câmara optam por não operar sua unidade fora do horário comercial e não desejam tratar mergulhadores.

• A maioria dos mergulhadores com suspeita de doença descompressiva busca os serviços médicos hiperbáricos fora do horário comercial.

Se você suspeita que um mergulhador tenha uma lesão relacionada ao mergulho e precise de avaliação, você deve fazer o seguinte:

• Monitore as vias aéreas, a respiração e a circulação. Fornecer 100% de O2 se você for um Provedor de Oxigênio treinado.

• Ligue para o Serviço Médico de Emergência (SME) local para transporte ou auxílio durante o transporte do mergulhador acidentado para o Centro Médico mais próximo.

• Ligue para a DAN Emergency Hotline pelo 0800-684-9111 (atendimento inicial em Português, funciona apenas no território brasileiro) ou + 1-919-684-9111 (atendimento inicial em Inglês, válido para acesso no Brasil ou no Exterior) ambos os telefones estão disponíveis 24h por dia.

Se você não tem certeza sobre os sintomas que se manifestaram várias horas ou dias após o mergulho e não há emergência, ou se você deseja tirar dúvidas sobre problemas médicos ou lesões de mergulho, envie um e-mail para medicina@danbrasil.org.br.

 

Formulário para Cadastro de Câmaras Hiperbáricas para o Banco de dados DAN

bottom of page