• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Twitter Icon

DAN BRASIL é uma afiliada a DIVERS ALERT NETWORK

© 2017 DAN Brasil - Todos os direitos reservados.

DAN Emergency Hotline

A DAN Emergency Hotline começou como National Diving Accident Network (NDAN) em 1980 nos EUA com o objetivo de estabelecer uma linha direta de emergência com médicos treinados e experientes no reconhecimento, cuidado, transporte e terapia de recompressão de acidentes de mergulho. O atendimento esta disponível  24 horas por dia, 365 dias por ano, para atender emergências de mergulho, como doença descompressiva, embolia arterial gasosa, barotrauma pulmonar entre outras lesões relacionadas ao mergulho, para colocá-lo em contato com profissionais médicos devidamente licenciados, auxiliando com informações que possam ser necessárias.

A DAN Emergency Hotline é um dos serviços sem fins lucrativos financiado pelos mergulhadores associados a DAN. Este serviço é oferecido em caráter humanitário para qualquer mergulhador que suspeite ter sofrido um acidente de mergulho, sendo associado ou não.

Se sua emergência for grave, ligue para o Serviço Médico de Emergência ‘SME’ (192, 190 ou o equivalente local), ou leve o indivíduo ao centro médico mais próximo. Profissionais médicos serão capazes de estabilizar a pessoa e avaliar a sua condição. Depois que o SME for acionado, ligue para a DAN Emergency Hotline para obter assistência adicional. 


O que esperar quando você ligar para a DAN Emergency Hotline:
 

- Seu atendimento será inicialmente respondido por um operador não treinado. Forneça ao operador seu nome, local e telefone de retorno e sua chamada será encaminhada para a equipe médica voluntária da DAN.

- A equipe da DAN pode fazer uma recomendação ou solicitação imediata para ligar para você depois de fazer acordos com um médico local, TravelAssist ou qualquer outro número de outros recursos da DAN. A DAN não hesita em contatar os profissionais que voluntariamente se cadastraram em seu banco de dados para prestar a melhor assistência possível.

- Se for necessário fazer uma chamada de retorno, aguarde pelo telefone enquanto são feitos os arranjos. Os recursos podem levar 30 minutos ou mais para coordenar, já que várias peças e chamadas podem ser necessárias. O atraso não colocará a pessoa em maior perigo, e a DAN o chamará assim que forem feitos os arranjos apropriados.

Como funciona a DAN Emergency Hotline no Brasil:
 

Desde 2001, o serviço é oferecido com o atendimento da equipe médica em português, porém o atendimento inicial ainda era feito em inglês. Em 2015 a DAN Brasil fechou uma parceria com a Faculdade de Medicina da UNICAMP para que as chamadas realizadas dentro do território nacional tivessem o atendimento inicial em português. Assim que os dados iniciais são coletados a ligação é transferida para o médico voluntário da DAN.

Como usar corretamente esse serviço:
 

1. O número 0800-684-9111 não deve ser usado para testes: o custo de cada ligação atendida, válida ou invalida, é superior a US$ 100, além das tarifas relacionadas a ligações internacionais para do Brasil para os Estados Unidos.

Esses valores não são significativos para emergências médicas reais, porém são proibitivos para atender situações onde não existe risco -. O número 0800-684-9111 foi criado para facilitar os mergulhadores que se acidentam no Brasil, mas a ligação é automaticamente redirecionada para o sistema de telefonia da DAN nos Estados Unidos para facilitar toda a comunicação de emergência e registrar as conversas telefônicas.

 

2. O 0800-684-9111 pode não funcionar excepcionalmente porque está sendo usado no momento: isso já aconteceu algumas vezes em emergências quando várias pessoas tentam ligar simultaneamente. Ele está dimensionado para o número médio de chamadas mensais, estabelecido historicamente nos 15 anos de funcionamento do atendimento em Português da DAN Emergency Hotline e reavaliado periodicamente.

3. Caso não consiga completar a chamada pelo 0800-684-9111, sempre existe a alternativa para ligar para” o telefone adicional +1-919-684-9111 (favor notar que, neste caso, o atendimento inicial será em inglês).

 

4. Já divulgamos exaustivamente que estando a bordo de embarcações e afastado da costa, na maior parte das vezes, o celular é a PIOR opção. A melhor alternativa é acionar a Estação Costeira mais próxima e pedir conexão para a DAN Emergency Hotline. Isso pode ser feito tanto pelo rádio VHF Marítimo (obrigatório para todas as embarcações) quanto pelo rádio HF/SSB Marítimo (alcance mundial). Lembramos que o preço dos telefones por satélite despencaram e podem ser uma excelente opção para pontos de mergulho fora das áreas cobertas pela Rede Nacional de Estações Costeiras – RENEC.

DAN EMERGENCY
HOTLINE